O que fazer quando a luz ABS estiver acesa?

Quando a luz ABS está acesa, o controle do bloqueio das rodas fica inativo ao frear. A lâmpada ABS pode acender para indicar uma falha do sensor de velocidade da roda, uma bomba ABS ou válvula hidráulica defeituosa, uma falha do módulo ABS ou um nível muito baixo de fluido de freio. As falhas do sistema de freio devem ser corrigidas o mais rápido possível devido a seu importante papel no funcionamento do carro.

Se houver um problema com o sistema ABS no carro, a luz ABS acenderá no painel.

Como funciona:

Os carros são equipados com ABS para que o motorista tenha o controle do carro durante as frenagens bruscas. Este é um sistema automático que detecta quando as rodas estão bloqueadas. Ele reduz a força de frenagem para que as rodas possam rolar e o motorista possa mudar de direção. Como qualquer sistema em um carro, o ABS pode falhar.

Causa do mau funcionamento:

  • Mau funcionamento do sensor de velocidade da roda - O ABS opera com base nas informações recebidas do sensor de velocidade da roda, que está localizado no cubo. Este sensor mede a velocidade de rotação das rodas e envia estas informações para o ABS. Quando o sistema ABS detecta que uma das rodas está girando mais lentamente que as demais, ele reduz a pressão no sistema de freio para equalizar a velocidade de todas as rodas. Se o sensor de velocidade da roda ou sua fiação falhar, o sistema ABS não receberá informações sobre a velocidade da roda e não será capaz de desbloqueá-la efetivamente durante a frenagem. 

O sensor de velocidade da roda é composto por dois componentes principais: um anel metálico com dentes colocados na roda articulada ou no cubo, e o próprio sensor que escaneia os dentes rotativos. Como o sensor está localizado próximo ao sistema de freio, ele é exposto às altas temperaturas geradas pelos freios. Esta é uma das principais razões para o aparecimento da luz ABS.

  • Uma bomba ou válvula ABS defeituosa - Quando o sensor de velocidade da roda informa o ABS de diferentes velocidades da roda, uma válvula hidráulica assume o comando. É responsável por aumentar ou diminuir a pressão do fluido de freio nas rodas individuais para que as rodas não percam a aderência ao solo. Cada válvula e bomba pode se desgastar e, no caso de um sistema de frenagem, isto pode ser causado por fluido de freio sujo, por exemplo.
  • Falha do módulo ABS - A corrosão no módulo ABS pode interromper a transmissão de informações do sensor de velocidade para o ABS. A corrosão é um problema comum que também pode afetar os fios de um sensor de velocidade montado na roda. Raramente, mas acontece que um computador no módulo que pode precisar ser substituído falha.
  • Baixo nível de fluido de freio - A pressão do sistema é regulada pelo fluido hidráulico. Se o nível do fluido no tanque de equalização for muito baixo, ou se o sistema estiver seguro, o ABS não funcionará corretamente.

Como é feito:

O mecânico utiliza um scanner de diagnóstico para se conectar ao sistema ABS em busca do elemento defeituoso que aciona a luz ABS. Os fusíveis e outros componentes do sistema são verificados.

Importância:

Se a luz ABS acender no carro, acompanhada pela deterioração dos freios, vibração e guincho, o carro deve ser levado para uma garagem o mais rápido possível.