O que fazer quando o ar condicionado está aquecendo ao invés de resfriar?

Como regra, não prestamos atenção especial ao aquecimento ou ar-condicionado em nossos carros até que eles parem de funcionar. Estes sistemas mantêm a cabine quente no inverno e fria no verão. A capacidade de controlar o aquecimento e o ar-condicionado é uma garantia de viagens confortáveis, independentemente da estação do ano.

Embora estes sistemas pareçam afetar apenas o conforto do motorista e dos passageiros, parece que eles também estão intimamente ligados ao sistema de degelo e evaporação. No caso de um mau funcionamento, dirigir com visibilidade reduzida aumenta significativamente o perigo para o trânsito.

Como funciona:

Sistema de aquecimento
O sistema de aquecimento é composto por muitos elementos. Os elementos chave são o aquecedor, mangueiras, válvula de controle, soprador e painel de controle. O aquecedor se assemelha a um pequeno radiador. Ele é colocado próximo ao painel de instrumentos e tem uma entrada e saída, por meio da qual o refrigerante flui. A válvula é responsável pelo controle da quantidade de líquido refrigerante que entra. Finalmente, o ar quente produzido pelo aquecedor é entregue na cabine do carro por um soprador. O aquecimento é controlado pelo painel de controle.

 

Sistema de resfriamento
O sistema de refrigeração utiliza um compressor, condensador, evaporador e válvula de expansão. O refrigerante é comprimido pelo compressor, que muda do estado líquido para o estado gasoso com um aumento simultâneo da temperatura. O gás aquecido é resfriado até o estado líquido e enviado para a válvula de expansão. Quando o meio passa pela válvula de expansão, ele volta ao estado gasoso, onde é resfriado pelo evaporador. O ventilador então envia o ar resfriado diretamente para dentro da cabine através das aberturas de ventilação. O resfriamento também é controlado pelo painel de controle.

Causa do mau funcionamento:

Aquecimento

 

  • Baixo nível de refrigerante - o ar quente que entra na cabine é o resultado de quando o refrigerante é aquecido por um motor quente. Se o nível do refrigerante for baixo, ou o próprio refrigerante estiver contaminado, isto pode enfraquecer o sistema de aquecimento. Na maioria dos casos, há vazamento de líquido refrigerante em algum lugar.
  • Fusível queimado - Se um fusível queimado no sistema de aquecimento pode ser substituído rapidamente, isto geralmente significa que o verdadeiro problema está em outro lugar. Se o mesmo fusível for queimado novamente, a área de detecção de falhas deve ser aumentada.
  • Aeração do aquecedor ou dutos - Se o ar entrou no sistema, isso também pode significar que há um vazamento ali. O ar no sistema de refrigeração interfere com o fluxo do líquido refrigerante. A ventilação do sistema deve resolver o problema de aquecimento.
  • Falha do termostato - o termostato é a válvula que abre o grande circuito de refrigeração. Isto significa que, em um pequeno circuito, o líquido refrigerante ultrapassa os radiadores para aquecer rapidamente o motor até a temperatura ideal de operação. Em seguida, a válvula é aberta e o líquido é resfriado no radiador. Se o termostato for danificado na posição aberta, o motor não será capaz de aquecer, pois o líquido refrigerante será constantemente resfriado. Como resultado, o ar quente não voará para dentro da cabine.
  • Ventilador danificado - um ventilador elétrico empurra o ar para dentro da cabine do carro. Se for danificado, nenhum ar entrará. O mau funcionamento do ventilador pode ser causado por um fusível queimado, por um controle de velocidade de sopro defeituoso ou pelo próprio motor danificado.

 

Ar-condicionado

  • Vazamento do refrigerante - se o ar resfriado não escapar do ar de fornecimento por um longo período de tempo, o refrigerante pode precisar ser reabastecido, ou há vazamento no sistema. Os problemas com refrigerantes são a principal causa de ar condicionado defeituoso. O refrigerante no sistema de ar-condicionado deve ser substituído de tempos em tempos, uma vez que a quantidade de refrigerante no sistema diminui em cerca de 15% a cada ano.
  • Compressor defeituoso - um compressor faz um trabalho muito difícil, e aquece devido à alta pressão que deve produzir. Devido a este trabalho árduo, o fracasso não é raro. Golpes ou guinchos altos combinados com a falta de refrigeração geralmente indicam um problema de compressor. O compressor deve ser reparado o mais rápido possível para evitar maiores danos ao sistema, aumentando o custo do reparo.
  • Tubos com vazamento - o sistema A/C também depende de vários tubos que podem causar uma falta de resfriamento na cabine. Os problemas de vazamento devem ser reparados o mais rápido possível ou o sistema de ar-condicionado poderá ser danificado de forma irreparável.
  • Condensador danificado - se o sistema A/C parar de funcionar, a culpa também pode ser do condensador. Normalmente há duas razões para que um condensador não funcione: o primeiro é um vazamento que pode ocorrer em numerosos dutos do condensador. Tal vazamento pode ser um resultado normal do desgaste. Infelizmente, tal condensador será substituível. A segunda razão para o condensador não funcionar é porque ele está entupido. As limalhas metálicas, geralmente de um compressor gasto, entram no condensador, entupindo-o. Se isto acontecer neste caso, o condensador também deve ser substituído.
  • Falha do ventilador do condensador - o ventilador do condensador resfria o condensador aquecido. Se for danificado, o sistema não será capaz de resfriar o ar. O resfriamento deficiente da cabine ou seu desaparecimento pode ser causado por um ventilador defeituoso.
  • Válvula de baixa pressão - é responsável por impedir a partida do compressor se a pressão do sistema for muito baixa. Isto evita que o compressor seja danificado devido à falta de lubrificação. Este defeito também impedirá o uso de ar condicionado.
  • Ventilador danificado ou resistor do ventilador - o ventilador é responsável pelo fornecimento de ar para a cabine. Se o sistema gerar algum ruído durante a operação, ou se o ar não escapar das aberturas de ar, isto pode resultar em danos ao soprador ou resistência do soprador. Também pode ser que o fornecimento de ar funcione apenas na velocidade máxima. Também vale a pena verificar os fusíveis.
  • Interruptor danificado - se o ar condicionado operar intermitentemente, ou se for necessário combinar o botão para definir a temperatura correta, o painel de controle provavelmente está danificado.
  • Desumidificador gasto - se o A/C não estiver soprando ar resfriado e a umidade se acumula no vidro, é provável que o desumidificador precise ser substituído. Deve ser substituído o mais rápido possível antes que outras partes do sistema de ar condicionado sejam danificadas.

Fusível queimado - o sistema de ar condicionado é equipado com muitos fusíveis. Se pelo menos um deles for explodido, todo o sistema deixará de funcionar.

Importância:

Dirigir com um sistema de aquecimento ou ar-condicionado que não funciona é certamente desconfortável. Normalmente não é uma questão que coloque a vida em risco, mas a falta de ventilação adequada pode levar à evaporação de janelas e a situações potencialmente perigosas na estrada. Presume-se que qualquer mau funcionamento relacionado ao aquecimento ou resfriamento do ar da cabine deve ser reparado de forma contínua.